Depois de 7 novelas das nove, “Avenida Brasil” ainda deixa saudades – YagoTadeuOpinião


 Em 2012 a globo transmitiu o grande sucesso de audiência e o estrondoso sucesso de repercussão “Avenida Brasil”. Vendida para mais de 130 países e sucesso em muito deles como Chile, Argentina e Portugal, a novela tornou-se uma das mais inesquecíveis e lucrativas para a rede globo. Seu tema não foi inovador, mas a novela foi um marco que dividiu o horário nobre em antes e depois de sua transmissão.

   Mas porque “Avenida Brasil” é ainda deixa saudades? João Emanuel Carneiro que escreve a próxima das nove fez jus ao seu apelido “Capitão gancho”, ele criou um grande segredo e o espatifou em mil pedaços diante do público. O telespectador vidrado acompanhou o andamento de cada personagem descobrindo um segredo da trama e o ocultando diante das outras personagens. João Emanuel não acabou com a graça, ele não jogou o segredo num prato só e o entregou de uma vez ao público para chocar. Ele planejou que descobrissem aos poucos, ele planejou que descobrissem um segredo inexistente para que no futuro as grandes revelações tornassem expectativas pulsantes na cabeça do telespectador. Ele fazia um a um descobrir um único segredo durante o capítulo, fazendo antes de um grande gancho final, inúmeros envolventes ganchos nos intervalos.

Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Fallabella), manteram um jogo inesquecível. Carminha soube quem era ela no quarto mês de exibição, e houve barriga na novela? Não, porque o autor criou um jogo de quem é quem tão intenso entre as próprias personagens, e conflitos entre elas aconteciam o tempo todo mas os cacos que uniam todos juntaram-se vagarosamente e surpreendentemente entregados por inteiro ao público somente nos últimos capítulos.

  “ Avenida Brasil” é uma novela ímpar em criatividade. Dentro de uma simples situação o autor criava inúmeras outras que dificultava a mesma. Parece comum á um autor fazer isso, mas o que é incomum é tornar uma simples situação em envolventes e impactantes cenas, que faz o público rir em adrenalina já que ao mesmo tempo em que a cena era forte as personagens apresentadas eram tão carismáticas e cativantes, fazendo um simples capítulo ganhar um clímax de capítulos finais. Tufão (Murilo Benício) não sabia que Carminha o traía e muito menos que roubara Genésio (Tony Ramos). Ivana (Letícia Isnard), não sabia que Max a traía com a boa cunhada debaixo dos seus olhos. Jorginho ( Cauã Reymond), não sabia que fora adotado pela própria mãe, e Carminha jamais arriscaria que Nina era Rita como Lucinda (Vera Holtz) jamais imaginaria que o doce Santiago ( Juca de Oliveira) era pior que o grotesco Nilo (José de Abreu). E nesse jogo todas as personagens pensavam que sabiam de tudo mas ninguém sabia de ninguém e  o público acompanhava as cenas fortes sem pestanejar, porque tudo era apresentado numa dose suficiente pra que o telespectador sentisse e apreciasse os deixando com sede de todo dia querer retornar á aquele mundo tão bem elaborado.

2 pensamentos sobre “Depois de 7 novelas das nove, “Avenida Brasil” ainda deixa saudades – YagoTadeuOpinião

  1. Parabéns ao escritor desta novela!! Ele é um gênio e “Avenida Brasil ” sempre será um grande sucesso! E nenhuma novela brasileira chega aos pés de “Avenida Brasil “.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s